sábado, 21 de abril de 2012

Milho

Espigas de Milho

Já se falou da Cana-de-Açúcar em Cabo Verde, mas não podemos deixar de abordar o tema "Milho", milho verde, farinha de milho o que for, que se encontra na base da dieta/alimentação cabo-verdiana.

Plantação de Milho em João Teves - Santiago
O milho é produzido em Cabo Verde e utilizado tanto na nossa alimentação como também como ração para animais, sendo um alimento bastante nutritivo, uma grande fonte de energia, consumido tanto no estado original como transformado.

Brasão de Cabo Verde
A planta do milho pode atingir até 2.5m dependendo da variedade,em Cabo Verde normalmente o cultivo é em sequeiro, existindo algumas variedades de milho como por exemplo o milho branco.

Tendo, Cabo Verde, em 2010 produzido 7 000 toneladas de milho, como o principal produtor a ilha de Santiago, seguido da ilha do Fogo. Sendo de se referir que o cultivo do milho permitiu a fixação do Homem nas ilhas de Cabo Verde, tornando-se um simbolo do país, da nossa resistência e luta, pois muitos plantam o milho em locais íngremes ou com poucas possibilidades de exito, na esperança de ter exito, o que leva o milho a ter um lugar especial no brasão de armas de Cabo Verde.

Em Cabo Verde o milho é utilizado das seguintes formas:
  1. Cru - ração de animais, grãos para o cultivo
  2. Espiga de milho verde - fervido ou assado para comer
  3. Grãos verde- cachupinha, cozido, 
  4. Grãos secos  - cachupa
  5. Farelo - ração de animais
  6. Milho torrado - camoca e   "milho em grão"
  7. Farinha - papa, bolos, cuzcuz cabo-verdiano, pastel, filhós, pão, xerém, sopa de rolon, funginho de milho, gufongo, 
  8. Espiga - colchões, tipo rolha, "lenha", 
  9. Barba de milho - chá de barba de milho, enchimento de bonecas de trapo tradicionais

Milho cru

Milho
O milho no estado natural, cru, sem nenhuma transformação é utilizado como ração animal para galinhas, patos, etc. E parte, os indicados, para o cultivo do ano vindouro.

Espiga de milho

Espiga de milho assada
A espiga de milho verde, normalmente é utilizada na alimentação, assadas ou fervidas, comidos como vegetal.

Grãos de milho verde

cachupinha
Retira-se o milho verde da espiga, e este é utilizado para cozer e comer como vegetal, ou ainda em cachupinha, sendo ainda uma parte separada para secar.

Grãos de milho seco

Embalagem de Milho para Cachupa de Sabor di Terra.
Depois de seco o milho passa pelo pilão (almofariz de madeira), e retira-se o farelo,sendo os grãos usados na gastronomia, como a cachupa e torrado para "milho em grão" e camoca.

cachupa

Farelo de milho

farelo de milho
O farelo do milho, normalmente é utilizado como ração animal, como por exemplo para o porco. O farelo normalmente é retirado após o milho passar pelo pilão e peneirado.

Milho torrado

Camoca/Kamoka marca Fama

O milho em seco após retirar-se o farelo é torrado, passando para o estado de  "milho em grão", que de seguida é moído, transformando-se em camoca.

Mousse de camoca.

Farinha de milho

Pastel de Milho
A farinha de milho, é o resultado da moagem do milho, é utilizada na gastronomia, em bolos, cuzcuz cabo-verdiano, filhós, pastel de milho, pão de milho, xerem, sopa de rolon, papa de milho

Cuzcuz

Espiga de milho


Os restos, as espigas sem os grãos de milho, folhas e restos da planta, por vezes acabam por ser reciclados, dando origem a colchões tradicionais, ou ainda utilizados como rolhas em garrafões, como lenha ou acendalha.

Barba de milho

Embalagem de Barbas de Milho para chá
A barba de milho é usado para o chá de barba de milho, muito bom e benéfico para a saúde, é também utilizado como enchimento para bonecas de trapos tradicional.

Curiosidades acerca do milho


Existem inúmeras variedades de milho, desde o negro ao branco.

variedades de milho
Fontes:

* Cabo Verde: insularidade e literatura de Manuel Veiga
* Wikipedia
Texto de Ivanethe Almeida dos Reis 


Sem comentários:

Enviar um comentário